origem

Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Combater os poderes instalados... e o frio

Da Rússia chegam relatos de um protesto original (já não será tanto assim), que levou meia dúzia de mulheres a despirem os casacos de peles e a suportarem temperaturas de cerca de -25ºC. As mulheres em questão fazem parte da FEMEN e já haviam feito protestos semelhantes anteriormente (nomeadamente no protesto contra a construção de novos estádios na Ucrânia para o Euro 2012), mas a novidade foi mesmo o frio que se fazia sentir na altura do protesto.
Segundo os relatos, este protesto foi contra a gigante Russa do Gás Natural Gazprom e incidiu sobre a monopolização da mesma sobre os recursos naturais. As mulheres chegaram a ser arrastadas pelo gelo e pela neve sem top-less. Tendo estado nos Alpes com temperaturas da ordem dos -15ºC posso dizer que consigo compreender as agruras que devem ter passado.

Devemos todos elogiar a forma como estas mulheres reivindicam (sem entrar na questão de terem ou não razão), não havendo quaisquer ataques, violência, vandalismo ou outras formas agressivas de protesto. Limitam-se a aparecer nos locais, tirar as roupas e gritar. Mas gritar muito pois ainda não houve quem as conseguisse calar. O protesto é bastante simples mas tremendamente eficaz. Ao aparecerem em top-less, conseguem o mais importante: colocar estas questões na ordem do dia. 

Aqui fica um dos vídeos divulgados do protesto. Força nisso raparigas!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão admitidas faltas de respeito para com ninguém.
Pense bem antes de escrever.