origem

Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nojo do desporto mundial

Acabei de ler o livro de Declan Hill - Máfia no Futebol (The Fix no titulo original) e só posso dizer que me enoja profundamente verificar que as instituições que nos deviam proteger dos males que nos afectam (ou pelo menos lutar efectivamente contra esses males) são coniventes e muitas vezes instigadores de comportamentos altamente lesivos do desporto.



O caso das apostas (legais e ilegais) e da sua "influência" nos agentes desportivos é uma das maiores vergonhas a que tive o desprazer de tomar conhecimento. Ver como se desvirtuam campeonatos do mundo, se arruínam estrelas do desporto, se castigam os que tentam lutar contra isto, é angustiante. Ao ler o livro, e ao aperceber-me de situações que tinha ignorado completamente,  dei-me conta de que não só o desporto está podre nas suas fundações, como à superfície, um misto de poder "politico" e Comunicação Social, mantém toda a esperança de nos vermos livres disto, sob uma redoma de vidro fusco. Até quando?

Em Itália, pese embora ser um país facilmente associado à corrupção e à máfia, julgam-se e punem-se os prevaricadores sem olhar a nomes. Pelo menos no famoso caso CalcioCaos foi assim. As recentes notícias que dão conta de mais casos destes a serem julgados e punidos em Itália, só vem aumentar a minha admiração por aquele país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão admitidas faltas de respeito para com ninguém.
Pense bem antes de escrever.